Problemas no couro cabeludo, má alimentação, excesso de condicionador na raiz e algumas condições, como descamação, atrapalham o desenvolvimento das madeixas.

Cabelos longos em alta: descubra o que fazer se os seus fios não crescem

Desfile da Louis Vuitton traz referências de cabelos longos – Foto: Divulgação

Se nos últimos dois anos as mulheres investiram nos fios mais curtos, a tendência agora é deixá-los crescer, como aponta a última temporada de desfiles. Para a coleção de cruise 2023 da Chanel, apresentada no Principado de Mônaco, desfilaram modelos com cabelos na altura e abaixo dos ombros. Não só ela, mas os desfiles femininos da Louis Vuitton e da Fendi também apostaram nesta referência.

Quer assumir essa tendência, mas tem dificuldade em fazer os cabelos crescerem?

O hairstylist Rodrigo Cintra, coapresentador do programa “Esquadrão da Moda” e idealizador do The Art Salon, afirma que é preciso investir na “vitamina T”: a tesoura.

“Um grande erro é ficar, por exemplo, um ano inteiro sem cortar o cabelo para que ele cresça. Se a cada quatro meses você tirar um dedinho do comprimento, acaba ganhando três centímetros, ou seja, ele vai crescer muito mais saudável, sem pontas duplas ou ressecado”, afirma.

De acordo com o médico Julio Perezan, pós-graduado em dermatologia e membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), existem três fases de desenvolvimento dos fios.

“A anágena, que é o crescimento. A catágena, que é a involução, ou seja, o fio para de crescer e entra num processo involutivo até cair. É muito rápida, vai de poucos dias a semanas. E a telógena, que é a queda capilar. Estilo de vida e doenças podem interferir nesse processo, levando o fio mais rapidamente para a fase telógena”, explica.

Coleção cruise 2023 da Chanel, apresentada em Mônaco, sugere fios longos – Foto: Divulgação

Separamos dicas valiosas dos especialistas que vão te ajudar a chegar no cabelo longo dos sonhos:

Invista em uma alimentação saudável e bem equilibrada

“Carne, peixe, leite, ovos e iogurte vão contribuir para manter os folículos na fase anágena, estimulando seu crescimento”, indica Julio Pierezan.

Evite pentear os fios molhados

“Com os fios úmidos, aplique um CC Cream e penteie as pontas. Depois, passe o pente ou a escova do meio para as pontas e finalize da raiz para as pontas. Isso evita que ele quebre facilmente”, ensina Rodrigo Cintra.

Aposte em uma linha de shampoo e condicionador para o seu tipo de cabelo

“Na hora da lavagem, use bem a ponta dos dedos em movimentos circulares para limpar o couro cabeludo, isso estimula a circulação sanguínea e o aporte de nutrientes para os folículos. E mais: tenha cuidado para não aplicar o condicionador na raiz, pois ele pode deixar a região mais oleosa e irritada”, alerta o dermatologista.

Cuidado com as fontes de calor

“Use um CC Cream com proteção térmica antes do secador, chapinha e babyliss. Isso evita que eles fiquem opacos e sensíveis”, diz Cintra.

Cabelos longos em alta: descubra o que fazer se os seus fios não crescem
Fendi apostou em cabelos de tamanhos variados, com destaque para o longo liso e chapado – Foto: Divulgação

Pode lavar diariamente

“É uma forma de manter o couro cabeludo saudável, principalmente para quem transpira demais ou pratica atividade física. Quando os sais se acumulam, podem brecar esse crescimento”, revela Pierezan.

Procure um dermatologista

Se você tem coceira, descamação e outros problemas no couro cabeludo, procure um especialista para um diagnóstico, assim pode fortalecer a região e estimular o crescimento.

Aposte em um cronograma capilar

“Indispensável, o cronograma capilar com ciclos alternados de hidratação, nutrição e restauração. Você pode fazer no salão e complementar em casa”, aconselha o hairstylist.

Invista em outras técnicas e tecnologias

Nas clínicas, existem ainda algumas técnicas para ajudar no crescimento. “O MMP, que é a infusão de medicamento diretamente no couro cabeludo, permite uma maior absorção de nutrientes, aumenta a densidade e combate a queda”, conclui Julio Pierezan, membro da World FUE Institute e médico diretor da Clínica Pierezan, em São Paulo.